dinheiro

Auxílio emergencial: saiba o que fazer caso o aplicativo Caixa Tem não funcione

A hashtag #CaixaTemNãoFunciona foi criada nas redes sociais para expor as reclamações

Com informações de Lílian Fonsêca
Com informações de Lílian Fonsêca
Publicado em 06/07/2020 às 17:54
Divulgação/Caixa
FOTO: Divulgação/Caixa

O aplicativo Caixa Tem, que de acordo com a Caixa Econômica Federal foi criado para facilitar o acesso a serviços sociais, incluindo o auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus, está dando ‘dor de cabeça’ para várias pessoas que recebem o auxílio de R$ 600 e também efetuem o pagamento de dívidas através do aplicativo. Eles contam que passam horas em uma sala de espera virtual, mas sem sucesso.

Nas redes sociais as reclamações não param de chegar. São relatos que vão desde problemas com o cadastro e acesso ao aplicativo ou a dificuldade para o pagamento de contas. são tantos os problemas que os beneficiários criaram a hashtag #CaixaTemNãoFunciona para expor as reclamações.

O que fazer?

Em contato com a produção da TV Jornal, a Caixa explicou que o problema ocorre devido à grande quantidade de acessos e a orientação é tentar outro acesso mais tarde. Além do auxílio emergencial, as pessoas contaram que também usam o aplicativo para transações bancárias e pagamento de contas de luz, água e telefone. O problema é que muitos usuários não estão conseguindo ter acesso aos serviços.

Como usar o aplicativo?

Quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família), fornecido pelo Governo Federal para ajudar durante a crise do novo coronavírus (covid-19), pode usar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem. O mesmo vale para quem está recebendo o saque emergencial do FGTS e para quem tem poupança digital da Caixa Econômica Federal.

Ainda tenho dúvidas. O que faço?

A prestação de informações o Auxílio Emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa

Nota da Caixa Econômica Federal na íntegra

A Caixa esclarece que o aplicativo Caixa Tem está disponível durante 24h pelos 7 dias da semana. Contudo, devido ao alto volume de acessos, pode apresentar intermitência momentânea em alguns serviços. A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde.O banco informa ainda que os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações, apesar das intermitências. Até este sábado (4), foram efetivados com sucesso 17,4 milhões de pagamentos de boletos.

+VÍDEOS