DENúNCIA

Denúncia de falta de higiene no Hospital Otávio de Freitas e flagra de ratos e gato nos corredores

Vários vídeos foram enviados por telespectadores da TV Jornal para denunciar a falta de higiene no Hospital Otávio de Freitas


Denúncia de falta de higiene no Hospital Otávio de Freitas e flagra de ratos e gato nos corredores

As imagens do Hospital Otávio de Freitas foram enviadas por telespectadores da TV Jornal - Foto: Reprodução/Whatsapp

Com informações de Leonardo Baltar

Os telespectadores da TV Jornal enviaram vídeos que mostram ratos nos corredores e um entrando e saindo de uma sala no Hospital Otávio de Freitas (HOF), na Zona Oeste do Recife. A nossa reportagem foi até a unidade de saúde, nesta quarta-feira (04), e foi informada de outros problemas no local, como aglomerações e superlotação 

Em um vídeo feito por familiares de pacientes que estão internados na ala sul do Hospital Otávio de Freitas, fica claro que não há distanciamento entre os doentes e alguns acompanhantes precisam ficar sentados no chão, como risco de pegar alguma doença. Já outro vídeo mostra a superlotação nos corredores do Hospital Otávio de Freitas. As macas lotadas de pacientes dividem espaço com quem precisa passar pelo corredor.

>>Vídeo: Pacientes e acompanhantes denunciam superlotação no Hospital Otávio de Freitas

Além disso,uma mulher reclama da falta de ortopedistas. De acordo com ela, o filho está com o braço imobilizado desde agosto e deveria ser reavaliado neste mês de novembro. Ainda acordo a mulher, que não quis ser identificada, o médico está de férias e só vai atender a criança no final de dezembro.

Nota do Hospital Otávio de Freitas na íntegra

A direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) reconhece a demanda de pacientes no hospital, mas ressalta que não nega atendimento, prestando a devida assistência para cada caso, agilizando exames e procedimentos, para dar rotatividade aos leitos, e encaminhando para outros serviços de referência e de retaguarda, quando necessário. Informa, ainda, que a unidade está funcionando normalmente, com as equipes multiprofissionais atuando e abastecida de medicamentos e insumos para acolhimento do público.

É importante destacar que todo paciente admitido na unidade, que apresente qualquer sintoma gripal ou relato contato com caso positivo para Covid-19, é notificado e encaminhado para uma área específica de internação que foi criada para este tipo de atendimento, ficando assim isolado dos demais pacientes que buscam o serviço. Este paciente é notificado como caso suspeito e passa a seguir todos os trâmites de acompanhamento médico, inclusive com a realização do exame RT-PCR. Portanto, no ambiente da emergência do Otávio de Freitas não há casos suspeitos para doença.

A unidade destaca que orienta os pacientes e acompanhantes a tomarem as medidas de controle sanitário contra a proliferação do novo coronavírus, como o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento físico. Os profissionais também são qualificados permanentemente para seguir as recomendações sanitárias.

A direção do Hospital Otávio de Freitas informa também que atua, permanentemente, com equipes de limpeza e dedetização na unidade, realizando inspeção em suas dependências, visando a higienização dos ambientes, buscando, assim, prevenir a presença de roedores. É importante salientar, ainda, a necessidade de pacientes e acompanhantes armazenarem de forma adequada alimentos dentro do ambiente hospitalar, para auxiliar nas ações de higiene da unidade.

Por fim, sobre a denúncia de falta de ortopedistas no serviço, a direção do HOF esclarece que o setor de ortopedia ambulatorial conta com equipe reforçada para atendimento às demandas de rotina.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.