LUTO

Enterro de Genival Lacerda acontece em Campina Grande, na Paraíba

Campina Grande, cidade natal de Genival Lacerda, decretou luto de três dias pela morte do cantor

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/01/2021 às 18:30 | Atualizado em 07/06/2023 às 10:06
TV Borborema - Afiliada SBT
FOTO: TV Borborema - Afiliada SBT

O corpo do cantor e compositor Genival Lacerda, que faleceu na manhã desta quinta-feira (7), saiu do Hospital da Unimed I, na Ilha do Leite, área central do Recife, por volta das 15h.

Vítima da covid-19, o enterro do artista paraibano é realizado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Campina Grande, cidade natal de Genival. O município decretou luto de três dias. Uma multidão aguarda no local para dar o último adeus ao artista.

"Momento de muita dor", diz filho do cantor

Em entrevista à TV Borborema, afiliada do SBT na Paraíba, João Lacerda, um dos filhos de Genival, lamentou a morte do pai.

"O rei da Paraíba nos deixou. Momento de muita dor", disse João, que também é cantor. No início de dezembro, ele havia declarado preocupação com a situação de Genival, que estava internado.

Morte

Genival Lacerda morreu na manhã desta quinta-feira (7), no Recife. Ele estava internado em um hospital particular na capital pernambucana com complicações da covid-19 desde novembro de 2020.

No último boletim médico, a equipe do hospital informou que Genival respirava com ajuda de aparelhos. O cantor e compositor tinha 89 anos de idade e deixa um legado imenso na música popular nordestina.

Homenagens

Em solidariedade, artistas e políticos lamentaram o falecimento de Genival Lacerda, a começar pelo filho, João Lacerda. "Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida", escreveu em uma publicação.

Outros artistas também prestaram homenagens nas redes sociais, destacando a importância de Genival para a música brasileira. Entre os colegas que o homenagearam estão Lulu Santos, Daniela Mercury e Marcelo D2.

Políticos

Por meio de nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que o Nordeste perdeu um de seus maiores ícones culturais. Ele também prestou sentimentos aos familiares e amigos do artista.

"Genival Lacerda nasceu na Paraíba, mas era um cidadão pernambucano. Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Genival", diz a nota de pesar.

Também por nota, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também homenageou o cantor paraibano, afirmando que a morte de Genival é uma grande perda para amantes da boa música.

"Sua memória estará sempre presente na história da nossa cidade, onde foi homenageado oficial do São João de 2015. Quero me solidarizar com sua família, amigos e todos aqueles que, certamente, levarão o seu legado à frente", diz um trecho da nota.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), falou sobre o falecimento do artista pelo Twitter e prestou condolências aos familiares.

Também por meio de nota de pesar, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), diz ter recebido a notícia do falecimento de Genival, que chama de "representante legítimo da cultura nordestina", com bastante tristeza.

"Foi com bastante tristeza que recebi a notícia do falecimento do grande artista Genival Lacerda, na manhã desta quinta-feira (7). Representante legítimo da cultura nordestina, ele fez uma linda história cantando a alegria da nossa gente. Ficará a saudade eternizada na nossa memória e no seu repertório musical. À família e aos amigos, o meu mais sincero pesar", diz a nota.

Trajetória

Nascido em 1931, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, Genival Lacerda deu seus primeiros passos como artista aos 17 anos, ainda na município do agreste paraibano.

O cantor e compositor se mudou para Pernambuco na década de 50. Foi no Recife que Genival ganhou destaque na cena musical. São vários sucessos nos quase 50 discos da carreira, como Severina Xique Xique, Radinho de Pilha, Ele Tá de Olho na Botique Dela e Mate o Véio.

+VÍDEOS