PONTO FACULTATIVO

Carnaval 2021 em Pernambuco: "Feriado está suspenso", afirma secretário

De acordo com o secretário, a razão para a suspensão do ponto facultativo é manter os protocolos sanitários contra a covid-19 e evitar aglomerações

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/01/2021 às 19:45 | Atualizado em 27/12/2022 às 13:56
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco decidiu por cancelar o ponto facultativo nas repartições públicas e estaduais na segunda e terça de carnaval.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28), durante coletiva de imprensa online sobre a covid-19 no âmbito estadual.

Secretário anuncia suspensão do ponto facultativo

"No mês de dezembro, o comitê entendeu por suspender o Carnaval neste ano de 2021, por razões óbvias de aglomerações. E agora, portanto, o Governo vem anunciar a suspensão do ponto facultativo no período do carnaval", explicou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Sendo assim, a segunda-feira e a terça-feira de carnaval, que são ponto facultativo todos os anos, não serão neste.

De acordo com Novaes, a razão para isso é a necessidade de continuar seguindo os protocolos sanitários e evitar aglomerações.

"É muito importante que no período que se aproxima, de carnaval, as famílias continuem respeitando os protocolos para que todos nós possamos enfrentar esse momento com o máximo de tranquilidade possível", declarou.

Demanda por leitos de UTI estabiliza

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, houve uma redução na demanda por leitos de UTI nos últimos 15 dias.

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", disse.

Apesar da queda na busca por UTIs, o titular da pasta reforçou que os números ainda não trazem segurança.

"Não tivemos nenhum tipo de queda sustentada de transmissão. Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados", completou Longo.

Medidas mais restritivas

Sobre o comportamento nos parques e praias de Pernambuco, André Longo não descarta a possibilidade de tomar medidas mais restritivas caso os protocolos sanitários sejam desrespeitados.

"Percebemos uma melhora de comportamento nas praias, porém, nos parques, ainda existe uma resistência em relação ao uso da máscara", disse.

Vacinação contra a covid-19

O secretário de Saúde se disse esperançoso sobre a vacinação contra a covid-19, mas ressaltou a importância de respeitar os grupos prioritários e o período para que a imunização ocorra.

"Ainda vai levar um tempo para proteger os grupos prioritários. A vacinação precisa das duas doses para que a imunização aconteça e seja eficaz", afirmou.

Cuidados contra a covid-19

O secretário de Saúde também aproveitou para reforçar os cuidados e a necessidade de seguir os protocolos de saúde.

"Quero reforçar que todos precisam manter o uso das máscaras de forma correta sempre que sair de casa, a lavagem frequente das mãos e o uso, por vezes do álcool em gel, e manter o distanciamento físico necessário", pediu.

+VÍDEOS