Denúncia

Denúncia: Prefeitura de Paulista vacina adolescentes contra a covid-19 com imunizante não autorizado pela Anvisa

Uma das adolescentes que tomou a vacina errada relatou que ficou desesperada no momento da aplicação

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/08/2021 às 21:15 | Atualizado em 05/04/2022 às 18:24
Cortesia
FOTO: Cortesia

A Prefeitura de Paulista vacinou dois adolescentes contra a covid-19 com um imunizante não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos.

Pelo menos dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram vacinados contra a covid-19 com esse tipo de imunizante, que foi desenvolvido pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, e importado pela Fiocruz.

Os casos ocorreram no Shopping Norte Janga, em Paulista, no Grande Recife, dias após o município ampliar a campanha para pessoas entre 12 e 16 anos com comorbidades ou deficiências.

Em entrevista à TV Jornal, a adolescente Larissa, que tomou a vacina errada, e a sua mãe Luciana, conversaram a respeito do procedimento errado.

"Eu só fiquei sabendo quando a menina estava preenchendo o cartão de vacinação dela (Larissa), quando eu vi que ela marcou a AstraZeneca. Então, eu argumentei que minha filha era menor de idade e que tinha uma doença de asma crônica e que ela não poderia tomar aquela vacina. Mas ela disse que podia, sim. Pelo meu conhecimento, eu já sabia que ela só poderia tomar a Pfizer", relatou a mãe Luciana.

Ainda durante a entrevista, a adolescente contou que a enfermeira que aplicou a vacina, havia dito que também aplicou a AstraZeneca em outro adolescente.

"Eu fiquei sabendo na hora, que ela tinha dado (a vacina) também em adolescente. Eu tomei, mas fiquei receosa. Eu fui pesquisar mais sobre isso, foi quando eu vi o caso do menino de São Paulo que aconteceu a mesma coisa", disse Larissa.

Questionada sobre a sensação de ter tomado a vacina errada, Larissa disse:

"Eu fiquei muito desesperada, até porque a forma que a técnica nos tratou foi bem hostil. Eu fiquei desesperada, porque percebi que ela também estava desesperada", comentou.

No Brasil, a única vacina autorizada pela Anvisa para aplicação em menores de idade é a produzida pela Pfizer.

Veja a entrevista abaixo no vídeo:

Nota da Prefeitura de Paulista

Em nota, a Prefeitura de Paulista informou que a Secretaria de Saúde da cidade está prestando toda assistência necessária aos dois adolescentes que receberam a dose da AstraZeneca.

Já a conduta dos profissionais está sendo apurada para tomarem as medidas cabíveis.

>>Pernambuco: Começa em 15 de setembro a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19; veja quem receberá o imunizante

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que recebeu o comunicado dos casos pela própria Prefeitura de Paulista e que segue acompanhando a evolução de cada um.

Quanto a segunda dose, eles devem tomar a Pfizer com 60 dias da primeira aplicação.

+VÍDEOS