Injúria racial

Mulher é autuada por injúria racial após chamar cobrador de "macaco"

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/08/2018 às 18:35

-Reprodução/TV Jornal

Na última terça-feira (14), um cobrador de ônibus da linha TI Xambá/Rio Doce registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil do Varadouro em Olinda, no Grande Recife. A denúncia foi motivada após a passageira usar de ofensas racistas contra o cobrador.

Segundo o cobrador de 37 anos, a passageira pediu para liberar a catraca e, depois de passar, pediu para que o filho levasse o dinheiro no valor de R$100 para fazer o pagamento da passagem. Como o cobrador não tinha o troco, o filho pegou o dinheiro de volta e ficou junto da mãe no fundo do ônibus. Ao perceber que o coletivo estava ficando cheio, o cobrador solicitou o pagamento da passagem e recebeu o mesmo valor que lhe foi dado anteriormente. A mulher exigiu o troco e como o cobrador ainda não tinha o valor, a passageira começou a discutir e ofendê-lo com palavras de cunho racistas.

A suspeita, identificada como Maria Clara, de 27 anos, teria chamado o cobrador de “macaco” e “negro safado” durante a discussão. Uma amiga da mulher ainda danificou o ônibus atirando uma pedra na janela e outra na perna do motorista. Após a confusão, o motorista e o cobrador levaram o ônibus com a passageira dentro para a delegacia.

Segundo o Delegado Gilmar Rodrigues, a passageira foi autuada em flagrante por Injúria Racial. Ela pagou uma fiança no valor de um salário mínimo (R$ 954).

Crime de Injúria Racial

O crime de injúria racial é quando a ofensa de conteúdo discriminatório é feita diretamente a pessoa ou pessoas determinadas usando como referência a sua cor, raça, etnia ou religião. O crime está alocado no Artigo 140, Parágrafo 3 do Decreto Lei de Número 2.848 do Código Penal Brasileiro. É previsto como punição, o pagamento de fiança e o autuado (a) pode pegar de 1 a 3 anos de reclusão.

+VÍDEOS