Saúde do homem

Existe idade certa para fazer exame de próstata? Especialista responde

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/08/2018 às 21:00

-Reprodução/TV Jornal

Segundo tipo de tumor mais comum entre homens, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais. Para evitar o progresso da doença, especialistas alertam homens a realizarem exames na idade adulta. Mas você sabe qual é a idade certa para realizar a consulta?

Veja as dicas do especialista:

Câncer de Próstata

Por ser uma doença multifatorial, a ciência ainda não conhece todos os fatores que levam à doença. No entanto, o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Estudos recentes também mostram maior risco em homens com peso elevado e com histórico da doença na família.

Para se prevenir, os especialistas aconselham adotar práticas saudáveis como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes. Havendo alguns desses sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

+VÍDEOS