OUTUBRO ROSA

Hospital da Mulher do Recife oferece mamografias sem marcação prévia

TV Jornal

-Foto: Guga Matos/ JC Imagem

Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) está com uma programação especial. Durante esta semana, estão sendo realizadas 250 mamografias sem necessidade de marcação prévia. Além dos exames, as pacientes estão participando de atividades de maquiagem, limpeza de pele, orientação sobre exercícios físicos, cortes de cabelo, massagem e palestras conscientizadoras sobre prevenção e detecção precoce da doença. A programação teve início nessa segunda-feira (22) e segue até a sexta-feira (26).

Aos 60 anos, a comerciante e diarista Elba Negromonte não perdeu tempo e adiantou para fazer o exame no primeiro dia de mutirão. Apesar de sempre estar em dia com a mamografia, ano passado ela acabou negligenciando. “No último ano meu esposo adoeceu. Eu me dediquei a cuidar dele e acabei me deixando de lado. Por isso, logo que vi a oportunidade, vim fazer. Sempre tenho esse cuidado”, conta. A atenção de dona Elba com o câncer de mama se deve ao fato de um sobrinha ter sido diagnosticada com a doença. “Já tive um caso agressivo na família e isso nos impressionou muito. Aprendi a importância de fazer o acompanhamento anual”.

Por dia estão sendo feitos 50 exames, 25 no turno da manhã e o restante pela tarde. Após a triagem, enquanto aguardam, as pacientes participam das atividades e recebem lanches. A dona de casa Josefa Carlos dos Santos, 58, aproveitou que estava na unidade para outra consulta e pegou uma ficha para a mamografia. “Na minha família não tem nenhum caso, mas me previno. Tento fazer, pelo menos, de dois em dois anos. Assim, qualquer coisa que apareça será logo descoberta e o tratamento é feito com mais facilidade”, diz.

Nesta campanha, estão sendo beneficiadas mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Segundo a ginecologista e diretora do HMR, Isabela Coutinho, é nessa faixa etária que o índice de casos cresce. “Essa é a idade preconizada pela recorrência, mas mulheres com outras idades também devem fazer os exames com intervalo de, no máximo, dois anos. No caso de pessoas que já apresentem sintomas, a mamografia deve ser feita o mais rápido possível”, explica. Com relação ao auto exame, a médica pontua a importância do conhecimento do corpo. “Ele é essencial para o conhecimento da mulher sobre sua mama, assim, ela tem condições de perceber qualquer alteração e procurar um médico. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”.

Entre as atividades promovidas também há a conscientização sobre a importância dos exercícios físicos como forma de prevenção e aspecto fortalecedor do paciente durante o tratamento. A ação foi coordenada pelo professor de educação física da Academia da Cidades John Wendell Paixão.

Fichas

As fichas para os exames estão sendo entregues no horário em que o hospital abre, às 7h. As mulheres que tiverem interesse em realizar a mamografia devem comparecer à unidade com o cartão SUS Recife e a identidade. É preciso ter entre 50 e 59 anos. Os resultados estarão prontos em até 45 dias. O Hospital da Mulher fica na BR-101, em frente ao Ceasa, no Curado, Zona Oeste do Recife. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.