FERIADÃO

Semana Santa 2019: Confira o que abre e fecha no feriado

JC Online
JC Online
Publicado em 17/04/2019 às 20:03

-Sérgio Bernardo/JC Imagem / Arquivo

Nesta quinta-feira (18) começam as celebrações da Semana Santa em todo o país. Até o domingo de Páscoa (21), muitos serviços públicos e privados da Região Metropolitana do Recife estarão com seus horários de funcionamento alterados. Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriadão.

Confira na matéria exibida no Por Dentro com Cardinot desta quinta-feira (18):

Lojas do Centro

O comércio no Centro da Capital opera normalmente na próxima quinta-feira (18) e no sábado (20). Na Sexta-feira Santa (19) as lojas não abrirão. Já no Domingo de Páscoa (21), o funcionamento no Centro será facultativo.

Shoppings

Todos os Shoppings da Região Metropolitana do Recife funcionam normalmente nesta quinta-feira (18).

Na Sexta-feira Santa (19), os Shoppings Recife e Tacaruna estarão operando com o funcionamento apenas das Lojas âncoras e megalojas, além, da praça de alimentação e lazer – das 12h às 21h - e do cinema conforme programação dos filmes em cartaz. No Shopping Recife, lojas terão funcionamento facultativo. No sábado (20), os malls estarão funcionando normalmente. Já no domingo operam com o horário reduzido, das 12h às 21h.

As lojas do Shopping Guararapes funcionaram com ponto facultativo na sexta-feira (19), das 12h às 21h - exceto o Hiper Bompreço e Lojas Americanas, que funcionam das 8h às 20h. No sábado e domingo o funcionamento será normal.

No Plaza as lojas estarão fechadas na sexta-feira (18). A Praça de alimentação e o Game Station abrem das 12h às 21h. No sábado (20) e domingo (21) as lojas do centro de compras abrem às 10h, com fechamento no horário convencional.

O RioMar Recife funciona em horários especial nesta sexta-feira (19), com megalojas e âncoras abrindo das 12 às 21h; restaurantes funcionam das 11h30 às 22h; demais lojas têm funcionamento facultativo. Os espaços de lazer funcionam normalmente. Clique aqui e saiba quais lojas vão funcionar no feriado. No sábado, horário normal. Lojas, das 9h às 22h. Alimentação, das 12h às 23h.Lazer, horário da rede. No domingo, horário normal. Lojas, das 12h às 21h. Alimentação, das 11h30 às 21h. Lazer, horário da rede.

O Shopping Boa Vista só estará operando com as lojas Le Biscuit, Cacau Show, Lojas Americanas e Planeta Bombom nesta sexta-feira (18), das 11h às 19h. No sábado e no domingo o shopping estará aberto.

O Paulista North Way Shopping estará com as lojas em funcionamento facultativo nesta sexta-feira (19), das 12h às 21h. Alimentação e lazer estarão disponíveis no mesmo horário. O cinema funcionará conforme programação dos filmes. No sábado e no domingo o horário de atividades no shopping continua das 12h às 21h.

No Camará as lojas não funcionarão na sexta-feira (19), com exceção da Le Biscuit e Lojas Americanas, que abrem das 12h às 22h. As praças de Alimentação e Lazer estarão abertas das 10h às 22h. O Shopping estará operando no sábado e no domingo.

O Patteo funcionará das 12h às 21h na Sexta-feira Santa (19) e no domingo (21). No sábado, o funcionamento será em horário normal.

O Shopping Paço Alfândega só terá a praça de alimentação funcionando nesta sexta-feira (19), das 11h às 20h. O mall funciona normalmente no sábado. Já no domingo, as atividades terão horário reduzido, sendo das 11h às 20h.

Bancos

As agência bancárias do Estado não terão expediente nesta sexta-feira (19), retornando às atividades normais na próxima segunda (22).

Detran

Todas as unidades do Departamento de Trânsito de Pernambuco estarão fechadas a partir desta quinta-feira (18). O retorno no atendimento ao público será na segunda-feira (22). Já as operações de trânsito seguem com o seu funcionamento normal durante o feriadão.

Expresso Cidadão e Atendimento ao Contribuinte

Também não haverá expediente no Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, bairro do Recife, na quinta-feira (18). As atividades na unidade só retornarão na próxima segunda-feira (22). O Expresso Cidadão também ficará fechado nestes dias.

Mercados e Feiras Públicas

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informou que os Mercados e Feiras Públicas da Capital estarão funcionando na quinta-feira (18) e no sábado (20). Na sexta-feira (19) e no Domingo de Páscoa funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona na sexta-feira (19). A Csurb ressalta que a abertura dos boxes é opcional e, portanto, definida pelos permissionários.

Turismo e Lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível dois dias neste feriadão da Semana Santa. Nos dias 19 e 21 (sexta-feira e domingo), os percursos exclusivos para bikes estarão montados, oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará acontecendo o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem - Trecho onde a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

O ''Olha! Recife'' estará de recesso nos dias do feriado. Osparques Santana e Macaxeira estarão funcionando normalmente. O Museu da Cidade do Recife estará aberto durante toda a semana com a exposição ''Cinco Pontas'', à exceção da Sexta-feira da Paixão (14). Os horários são das 9h às 17h no sábado, e das 9h às 16h no domingo.

No Marco Zero a programação cultural fica por conta do espetáculo gratuito ''Jesus, a luz do mundo'', que será apresentado nos próximos dias 19, 20 e 21, às 18h. Ainda no bairro do Recife, o Paço do Frevo estará aberto e repleto de programações durante todos os dias deste feriadão.

Parques

O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, abre as portas para o público durante a Semana Santa. Na quinta (18), sexta (19), sábado (20) e domingo (21), o equipamento público de lazer, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30. Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. No Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade, o equipamento de educação ambiental funciona nesta quinta (18), sexta (19), sábado (20), das 9h às 17h.

Saúde

Durante o feriado da Semana Santa, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (22).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de ViolênciaSony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade(Madalena) funcionará quinta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento (doses subsequentes). O serviço será retomado na segunda (22).

Em Olinda, quem precisar de atendimento médico durante o feriado deverá procurar a UPA da PE-15, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos - com emergência adulto/infantil durante 24h - além do Hospital Tricentenário, no Bairro Novo, que também vai atender 24h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nos dias 18 e 19, feriado da Semana Santa. Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (22) de abril.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

Direitos Humanos e Inclusão Social

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados nos dias deste feriadão.

O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta-feira (19), no sábado (20) e no domingo (21).

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade, Afogados e Rio Branco funcionam até a quarta (17) e reabrem na segunda (22).

Compaz

Os Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) vão estar fechados da quinta (18) ao domingo (21), retomando as atividades na terça (23), já que segunda o funcionamento é só interno.

Assistência Social

Não funcionarão, durante o feriadão da Semana Santa, quinta-feira (18) e sexta-feira (19), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas.

+VÍDEOS