Abrigo

Pernambuco recebe 31 imigrantes venezuelanos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/04/2019 às 17:55

-Divulgação/SDSCJ

O estado de Pernambuco recebeu, na tarde da última sexta-feira (19), mais 31 imigrantes venezuelanos. O grupo foi acolhido na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, no município de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco. Com a chegada deles, o Estado soma 291 venezuelanos acolhidos no processo de interiorização.

A partir da instalação dos imigrantes, o Governo de Pernambuco, junto ao município de Carpina, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.

Acolhimento emergencial

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. O grupo foi recebido e acompanhado até Carpina pela equipe da SDSCJ e do município, que, através de um trabalho integrado, estão executando ações que promovam a garantia de direitos dos imigrantes.

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

+VÍDEOS