Operação

PF: 271 mil pés de maconha são erradicados no Sertão

De acordo com a PF, os pés poderiam produzir 90 toneladas de maconha pronta para o consumo

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 02/05/2019 às 15:55
Foto: Divulgação/PF
FOTO: Foto: Divulgação/PF

com informações do JC Online

A Polícia Federal destruiu cerca de 271 mil pés de maconha em municípios do Sertão de Pernambuco durante a operação Facheiro II, que tem o objetivo de reduzir a produção e a oferta da maconha. A ação aconteceu entre os dias 19 e 30 de abril deste ano e as informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2). Nome dado à operação, Facheiro é uma planta da família das cactáceas e chega a atingir até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastantes espinhos, ocorrendo nas caatingas dos estados do Nordeste.

De acordo com a PF, os pés poderiam produzir, ao todo, 90 toneladas de maconha. Também foram encontrados e destruídos 104 plantios e 350 mil mudas da planta. Um levantamento da PF possibilitou a localização de plantações em algumas ilhas dos Rios São Francisco, em Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, além de Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

Prisões

As operação resultaram ainda na prisão de dois homens suspeitos de tráfico e homicídio. Segundo a PF, João Batista da Silva,42 anos, e Daniel Manoel Lopes da Silva,30, tinham contra eles mandados de prisão em aberto por vários crimes como tráfico de entorpecentes, assaltos a mão armada e homicídios na região. As prisões aconteceram no assentamento Virgulino Ferreira, localizado na Zona Rural de Serra Talhada, no Sertão do Estado.

Os dois suspeitos foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão, onde foram interrogados e autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. João e Daniel foram apresentados em audiência de custódia e tiveram decretadas as prisões preventivas. Caso sejam condenados, eles poderão pegar penas que variam de 5 a 18 anos de reclusão, além de multa.

Operações

Ainda segundo a Polícia Federal, as operações de erradicação de maconha em Pernambuco têm tirado o tempo de produção da droga, o que tem levado a importação da maconha para o Paraguai. A mudança tem sido mostrada pelo aumento de apreensões feitas pela polícia no país vizinho.

+VÍDEOS