Medicamentos

População protesta contra falta de remédio na Farmácia de Pernambuco

O protesto aconteceu, na manhã desta quarta-feira (15), em frente a Farmácia de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, área central do Recife

Armando Holanda
Armando Holanda
Publicado em 15/05/2019 às 15:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A população que depende da Farmácia de Pernambuco para a disponibilização de medicamentos está passando por bastante sufoco. Em protesto, realizado na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Farmácia, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, eles afirmaram que cerca de 30 mil pessoas, entre elas da Capital e do Interior, estão sendo prejudicadas pela falta de remédios na localidade.

Um dos casos é o do aposentado Cícero Belizário, que reside no município do Jatobá, no Sertão de Pernambuco, e precisa de medicamentos para o tratamento pós cirurgia renal. Ele estava arcando com os custos do remédio, mas para ele é muito alto. Por isso, recorreu para o Estado. “Eu estou comprando do meu dinheiro. Fazendo pedido pela internet. Mas, não tenho mais condições de comprar”, relatou Cícero.

Confira:

Posicionamento

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o desabastecimento do programa de medicamentos especializados é um problema que tem afetado todos os estados do País. De acordo com a nota, 80 fármacos são adquiridos e distribuídos pelo Governo Federal. Em relação a este número, em Pernambuco 35 não foram entregues e outros 11 foram enviados com quantitativos inferiores a 40% da necessidade. A nota informa, ainda, que montou uma força-tarefa com objetivo de manter os estoques de medicamentos permanentemente abastecidos.

+VÍDEOS