Golpe

Consumidores podem estar sendo vítimas de propaganda enganosa na compra de colchões

O alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/08/2019 às 15:14
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um alerta foi emitido nesta segunda-feira (12), pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa sobre as vendas de colchões magnéticos. De acordo com a pasta esses produtos estão sendo vendidos como miraculosos, apesar de não existir nenhum estudo que comprove o efeito.

Segundo o ortopedista, Rodrigo Castro, comentou que o que vale nem sempre está na propaganda. "É não ir apenas a internet onde tem todo o tipo de informação. O ideal era consultar o que é liberado pelo estado via Inmetro e segurança para que a pessoa saiba que está comprando um produto de qualidade e que o preço pode até variar", disse.

De acordo ainda com o especialista, mesmo que os colchões utilizem a chamada energia quântica, não há base científica que comprove a eficiência.

"Até hoje não existe nenhuma comprovação científica que possa reproduzir qualquer feito benéfico de um campo magnético sobre o corpo", falou Castro.

Crime

Conforme a Delegacia do Consumidor, propaganda enganosa é crime e sempre está voltada à esses casos. "A propaganda enganosa vai no máximo há um ano e se o consumidor for induzido a compra de algo sem ter sido dada as diversas informações a pena vai de três meses à um ano", relatou, a delegada do consumidor, Beatriz Gibson.

+VÍDEOS