Saúde

Entenda mitos e verdades sobre a carne de porco

Nutricionista explica benefícios da carne e tira dúvidas quanto ao teor de gordura

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 15/08/2019 às 21:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Vários são os mitos levantados e divulgados sobre a carne de porco. A nutricionista e professora da Universidade Federal de Pernambuco Edileide Freitas, explicou um pouco sobre a gordura do animal, seus benefícios e quais cuidados a serem tomados. Segundo ela a gordura existente dentro da carne é o fator responsável pela maciez, entretanto essa gordura em grande quantidade faz mal a saúde.

O sabor forte do porco está na gordura, nela está os componentes aromáticos, e uma das partes mais saboreadas e usadas no dia a dia seja por donas de casa, ou restaurantes, é a banha. Ela é um ingrediente antigo e culinário, é o melhor produto para assar carnes e outros alimentos pois ela é um produto natural. Gorduras como a margarina, manteiga e óleos são misturas industrializadas, e por isso não são tão saudáveis como a banha.

Porco diet?

Existe também a opção da carne de porco magra, ela é uma carne separada da gordura e a parte gorda quando ela é deixada. Hoje em dia há a opção do porco “diet” ou porco magro. Ele se alimenta de ração controlada, e alimentos selecionados, e é uma carne macia e muito recomendada pelos nutricionistas para quem gosta da carne, mas tem medo de engordar, ou possuem problemas de coração.

+VÍDEOS