Solidariedade

Blogueira incentiva seguidores a lidar com o vitiligo

A doença causa a descoloração da pele

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 04/09/2019 às 18:21
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A estudante Bruna Melo, de 21 anos, tem ganhado destaque nas redes sociais, após decidir publicar vídeos para ajudar outras pessoas que também sofrem de vitiligo, uma doença que causa a descoloração da pele. A blogueira afirma que adquiriu a doença na infância e, por sentir vergonha da condição, utilizava muita maquiagem, antes de procurar estimular as pessoas a se aceitarem.

“Um, dos muitos problemas de autoestima, é ver os outros e querer se comparar a vida deles. Temos que ver as nossas qualidades e dar valor à elas”, relata Bruna.

Doença

De acordo com o Ministério da Saúde, o vitiligo é uma doença que reduz a melanina do corpo, causando a descoloração da pele. A doença não é contagiosa.

Combate

Apesar de não ser uma doença transmissível, o dermatologista Emmanuel França aponta qual a origem da doença. ''Ela (a doença) não é causada por bactéria, por fungo ou vírus. Em outras palavras, não existe um agente biológico transmissor. Isso é importante porque, muitas vezes, as pessoas com vitiligos ficam constrangidas em ter contato físico com outras pessoas'', afirmou.

O dermatologista também diz que a doença pode acontecer em vários momentos da vida. ''O vitiligo pode ocorrer em várias fazes da vida. O pico é em torno de 20 anos. Cerca de 2% da população tem lesões do vitiligo e, caso surja alguma mancha branca no corpo, um dermatologista deve ser consultado'', concluiu.

+VÍDEOS