SOLIDARIEDADE

Blogueira incentiva seguidores a lidar com o vitiligo

A doença causa a descoloração da pele

Blogueira incentiva seguidores a lidar com o vitiligo

A blogueira incentiva os seguidores a se aceitar, e assim, aumentar a autoestima - Foto: Reprodução/TV Jornal

A estudante Bruna Melo, de 21 anos, tem ganhado destaque nas redes sociais, após decidir publicar vídeos para ajudar outras pessoas que também sofrem de vitiligo, uma doença que causa a descoloração da pele. A blogueira afirma que adquiriu a doença na infância e, por sentir vergonha da condição, utilizava muita maquiagem, antes de procurar estimular as pessoas a se aceitarem.

“Um, dos muitos problemas de autoestima, é ver os outros e querer se comparar a vida deles. Temos que ver as nossas qualidades e dar valor à elas”, relata Bruna.

Doença

De acordo com o Ministério da Saúde, o vitiligo é uma doença que reduz a melanina do corpo, causando a descoloração da pele. A doença não é contagiosa.

Combate

Apesar de não ser uma doença transmissível, o dermatologista Emmanuel França aponta qual a origem da doença. ''Ela (a doença) não é causada por bactéria, por fungo ou vírus. Em outras palavras, não existe um agente biológico transmissor. Isso é importante porque, muitas vezes, as pessoas com vitiligos ficam constrangidas em ter contato físico com outras pessoas'', afirmou.

O dermatologista também diz que a doença pode acontecer em vários momentos da vida. ''O vitiligo pode ocorrer em várias fazes da vida. O pico é em torno de 20 anos. Cerca de 2% da população tem lesões do vitiligo e, caso surja alguma mancha branca no corpo, um dermatologista deve ser consultado'', concluiu.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.