saúde

Taquaritinga do Norte amplia faixa etária de quem precisa se vacinar contra o sarampo

Os estoques das vacinas foram reforçados

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 05/09/2019 às 15:39
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Os moradores do município de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, quem tem entre 50 e 59 anos e nunca tomaram, a vacina contra o sarampo, devem procurar os postos de saúde para receber a dose da tríplice viral, que ainda previne contra a rubéola e caxumba. A orientação serve também para quem não sabe se foi imunizado ou não tem mais o cartão de vacinação. A decisão foi tomada desde as suspeitas, no final de julho, e depois dos número de casos confirmados.

A vacina também segue sendo necessária para crianças de seis meses a menos de um ano, por quem tem de um a 29 anos e de 30 a 49 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte, o número de doses aplicadas aumentou 25 vezes desde as primeiras notificações, em julho deste ano.

Estoques reforçados

O Governo do Estado enviou reforço para a população. Cerca de dez mil doses da tríplice viral já chegaram aos estoques do município, que concentra o maior número de casos confirmados em Pernambuco. Foram cinco, até o momento, incluindo a primeira morte, que foi de um bebês de sete meses.

Outra medida para prevenir novos casos da doença é a ingestão de vitamina "A". O ministério da Saúde disponibilizou capsulas da vitamina para todos os Estados do país. Cada criança deve tomar duas doses. A Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu 100 doses extras e já começou a distribuição do suplemento.

Casos

Três casos da doença foram confirmados em Caruaru, um no município de Frei Miguelinho e também em Santa Cruz do Capibaribe, além de mais três no Recife. Um total de 13 casos, até o momento, somando com as confirmações de sarampo em Taquaritinga do Norte.

+VÍDEOS