DOENçA

Menina de 12 anos é internada com leptospirose e parentes pedem doação de sangue

De acordo com os familiares, ela está em estado grave no Imip

Menina de 12 anos é internada com leptospirose e parentes pedem doação de sangue

A menina com leptospirose está internada no Imip - Foto: Acervo/JC Imagem

Uma menina de 12 anos está internada desde o último sábado, em estado grave, na UTI pediátrica do Imip, na área central do Recife, com leptospirose. De acordo com a família, o quadro de saúde dela começou com sintomas de febre e dores no corpo, mas que rapidamente evoluíram. Ainda segundo a família, os exames feitos na Unidade de Pronto Atendimento não detectaram o problema.

Os parentes contam que não é a primeira vez que uma criança é contaminada pela doença no bairro de Jardim Prazeres, onde moram, e agora pedem ajuda, com doações de sangue, para auxiliar no tratamento da menina.

Em nota, o Imip informa que a paciente respira com ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é considerado grave, porém estável.

Ajuda

Caso queira doar sangue, você precisar ir até o Imip, que fica na Rua dos Coelhos, 300 - Boa Vista, Recife – PE.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes, e  é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

Sujeira na rua

No bairro de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, onde a criança mora, a população contou que são comuns os casos de suspeita de leptospirose devido a falta de saneamento.

Nota de resposta

A Secretaria de Saúde de Jaboatão informa que uma equipe vai ao local para verificar a demanda e, se necessário, realizar serviços de desratização na localidade, mas reforça a importância do apelo à população para que sejam respeitados os horários da coleta de lixo para evitar o descarte em vias públicas.

Já a Secretaria de Serviços Públicos informa que vai encaminhar uma equipe ao local ainda nesta semana para avaliar os serviços que deverão ser realizados

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.