doença

Menina de 12 anos é internada com leptospirose e parentes pedem doação de sangue

De acordo com os familiares, ela está em estado grave no Imip

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 19/09/2019 às 14:40
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Uma menina de 12 anos está internada desde o último sábado, em estado grave, na UTI pediátrica do Imip, na área central do Recife, com leptospirose. De acordo com a família, o quadro de saúde dela começou com sintomas de febre e dores no corpo, mas que rapidamente evoluíram. Ainda segundo a família, os exames feitos na Unidade de Pronto Atendimento não detectaram o problema.

Os parentes contam que não é a primeira vez que uma criança é contaminada pela doença no bairro de Jardim Prazeres, onde moram, e agora pedem ajuda, com doações de sangue, para auxiliar no tratamento da menina.

Em nota, o Imip informa que a paciente respira com ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é considerado grave, porém estável.

Ajuda

Caso queira doar sangue, você precisar ir até o Imip, que fica na Rua dos Coelhos, 300 - Boa Vista, Recife – PE.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes, e é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

Sujeira na rua

No bairro de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, onde a criança mora, a população contou que são comuns os casos de suspeita de leptospirose devido a falta de saneamento.

Nota de resposta

A Secretaria de Saúde de Jaboatão informa que uma equipe vai ao local para verificar a demanda e, se necessário, realizar serviços de desratização na localidade, mas reforça a importância do apelo à população para que sejam respeitados os horários da coleta de lixo para evitar o descarte em vias públicas.

Já a Secretaria de Serviços Públicos informa que vai encaminhar uma equipe ao local ainda nesta semana para avaliar os serviços que deverão ser realizados

+VÍDEOS