Dia Mundial da Visão

Oftalmologistas alertam sobre o descolamento da retina para evitar cegueira

O dia mundial da visão é celebrado nesta quinta-feira (10)

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 10/10/2019 às 17:24
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O dia 10 de outubro é marcado por ser o dia mundial da visão, e tem como o objetivo de chamar atenção das pessoas para a deficiência visual. Uma das principais preocupações dos oftalmologistas, em relação à cegueira, é o descolamento da retina.

Descolamento de retina

A retina é uma membrana super final que reveste parte do globo ocular e é responsável pela captação e transmissão de imagens para o sistema nervoso. Em pacientes com miopia, os cuidados com a visão devem ser redobrados. Manchas, flashs luminosos ou até perda no campo de visão, podem ser sinais de um descolamento de retina.

“O descolamento de retina necessita de cirurgia e é muito comum em pessoas míopes. Se trata de uma formação de um buraco na rasgadura da retina, os outros são ligados a diabetes, descolamento de retina tradicional ou ceroso ligados a estresse ou alguma doença específica”, explica o oftalmologista Alexandra Ventura.

Irritações oculares

A telespectadora Cristina, moradora do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, participou do quadro 'Pergunte ao Especialista' e informou que está com uma 'vermelhidão' dentro do olho e quer saber é perigoso. Nesta quinta-feira (10), a oftalmologista, Ana Catarina Medeiros, respondeu a questão.

“Na maioria das vezes, vem relacionado no processo inflamatório da pálpebra e em outras situações são patologias mais complexas que precisam de um tratamento, de início imediato, para prevenir sequelas irreversíveis. É necessário procurar um oftalmologista, pois nem sempre o tratamento é um simples colírio", explica.

Protetor solar nos olhos?

Já a telespectadora Izabel Cristina, através do Twitter, perguntou se ao passar protetor solar no corpo pode causar irritação nos olhos. Segundo ela, todas as vezes que usa o produto fica com o olho muito vermelho. O oftalmologista Denízio Dantas respondeu a questão.

“É muito importante usar o protetor solar para cuidar da pele, evitar envelhecimento e o câncer de pele, Mas o filtro solar quando escorre para a região dos olhos causa irritação. É importante, quando isso ocorrer, lavar bem os olhos e evitar o contato com essa parte específica do corpo, pois pode gerar uma reação química”, orienta.

Participe do Programa

Para participar do quadro Pergunte ao Especialista, mande sua pergunta para o Whatsapp: (81) 9.8288-7873.

+VÍDEOS