
Em todo mundo, já são quase 6 mil pessoas infectadas
No Brasil, três casos suspeitos do coronavírus estão sendo acompanhados - Foto: Wellington Lima/TV Jornal
Em todo o mundo, o coronavírus está despertando a atenção por conta do aumento de casos confirmados de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, três casos suspeitos estão sendo acompanhados, até a terça-feira (28), e duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em Porto Alegre (RS) e outra em Curitiba (PR).
Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde, é que todos os estados brasileiros devem repassar aos profissionais da rede pública as recomendações sobre prevenção. Confira abaixo o que é o coronavírus, os sintomas, os cuidados e tratamentos para evitar a circulação da doença no estado de Pernambuco.
É um vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos. Recentemente, foi identificada uma mutação desse vírus na China.
Os sinais clínicos são principalmente febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar). A transmissão é de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.
Para evitar doenças respiratórias no geral, indica-se higienizar frenquentemente as mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. É importante não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.
Ainda não existe uma medicação específica. O tratamento é feito de acordo com os sintomas de cada paciente.
Em todo mundo, já são quase 6 mil pessoas infectadas. A grande maioria na China, onde surgiu o vírus. Por lá, já passa de 130 o número de mortes por causa da doença. No Brasil, três casos suspeitos estão sendo acompanhados.
A equipe de produção conversou com um estudante pernambucano, que estuda há 4 meses no país. Ele falou sobre o clima de apreensão que toma conta das ruas e os cuidados que estão sendo tomados para evitar o avanço da doença.
O crime aconteceu em outubro de 2019 e a vítima ficou em coma antes de falecer
Segundo os pais de alunos, a direção do colégio decidiu encerrar as atividades por problemas financeiros
A jovem de 20 anos foi morte queimada e o suspeito é companheiro dela