
Após a morte de uma gestante, as grávidas estão ainda mais preocupadas. Veja como tirar dúvidas com profissionais sem sair de casa
O novo coronavírus exige cuidados especiais e prevenção - Foto: Pixabay
As mulheres grávidas estão ainda mais preocupadas com o novo coronavírus, após a morte de uma mulher grávida de 33 anos, que morreu com 32 semanas de gestação vítima da COVID-19. Por conta disso, mais de 40 profissionais de saúde resolveram se unir para ajudar as grávidas a se protegerem da doença.
Através da página no Instagram, no 'Fale com a parteira', gestantes recebem apoio de uma equipe multidisciplinar para tirar dúvidas nesse período de pandemia.
A obstetra Ana Maria e a enfermeira Camila Jordão responderam as perguntas mais frequentes feitas pelas gestantes que procuram a página 'Fale com a parteira'. Confira:
Uma fisioterapeuta grávida morreu, na noite do domingo (5), por coronavírus. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed Recife nessa segunda-feira (6). O bebê foi retirado com vida. O hospital afirmou que não divulgará estado de saúde do bebê. Este foi o primeiro óbito de uma gestante com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) causada pelo novo coronavírus em Pernambuco.
>>Coronavírus: Recife anuncia contratação de mais profissionais de Saúde
>>Mulheres grávidas precisam de cuidados especiais contra o coronavírus
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
O auxílio de R$ 600 é destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa, devido à pandemia do novo coronavírus
Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
Ao todo, um milhão de itens de EPIs serão distribuídos pela Secretária de Saúde do Recife para o combate ao Coronavírus