Covid-19

Pernambuco desenvolve teste para detectar o novo coronavírus

O teste para detectar o novo coronavírus é fruto de uma parceria do Governo de Pernambuco com a Fiocruz

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/04/2020 às 15:00
SES-PE
FOTO: SES-PE

O Estado de Pernambuco desenvolve um novo tipo de teste para detectar o novo coronavírus. O método é resultado de uma parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), para identificar a COVID-19 de forma mais ágil. Nessa terça-feira (7), o novo kit já começou a ser usado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), e renova a esperança contra o coronavírus.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o teste é similar ao kit desenvolvido por Bio-Manguinhos, na Fiocruz do Rio de Janeiro. Ele se baseia no mesmo princípio de detecção de um fragmento do genoma do novo coronavírus, por meio da amplificação exponencial do material genético do vírus nas amostras biológicas coletadas de pacientes em investigação, possibilitando confirmar ou descartar o COVID-19.

Avaliações

De acordo com a vice-diretora de pesquisa da Fiocruz-PE, Constância Ayres, foram realizadas avaliações para verificar a eficácia desse teste. Para isso, o Lacen disponibilizou amostras positivas e negativas da covid-19 e a Fiocruz fez a comparação dos resultados produzidos pelos dois testes.

>>Saiba como não cair em golpes referentes ao auxílio de R$ 600

>>Problemas no CPF impedem pedido de auxílio de R$ 600; Veja o que fazer

Material

O material já está em uso no Lacen-PE, em uma primeira produção com capacidade para duas mil testagens.

Parceria

O diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho, esteve reunido, na terça-feira (31/3), com o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, e com o secretário Estadual de Saúde, André Longo. O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo. Na pauta, estava a parceria entre a Fiocruz e o Governo do Estado para ampliação dos testes de diagnóstico para a Covid-19 e projetos de pesquisa em parceria com a Secretária Estadual de Saúde (SES). Atualmente, o Lacen-PE tem feito semanalmente cerca de 770 testes. A ideia é ampliar este número para 2.170 com a participação do departamento de Virologia da Fiocruz Pernambuco, podendo assim atender também todos os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento do novo coronavírus.

“A reunião foi muito oportuna e produtiva para a discussão desta cooperação e foram encaminhadas de forma conjunta as demandas e ações necessárias para o trabalho em cada vertente desta importante cooperação no enfrentamento da covid-19”, destacou o diretor da Fiocruz Pernambuco.

+VÍDEOS