saúde

‘Desafio da farinha’ pode causar pneumonia química e outros riscos à saúde, alerta médica

A dermatologista, Juliana Fontan, alerta os riscos da ‘’brincadeira’’, que viralizou na internet

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/05/2020 às 13:40
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Durante o período da pandemia do novo coronavírus, uma nova forma de passar o tempo ganhou destaque nas redes sociais: O desafio da farinha. Artistas como Anitta e o Wesley Safadão já participaram. No entanto, em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, a dermatologista Juliana Fontan alertou para os problemas de saúde que a ‘’brincadeira’’ pode trazer.

O cantor Wesley Safadão, por exemplo, fez a brincadeira com a esposa e filha. Depois do vídeo ser compartilhado pelo artista nas redes sociais, chamou atenção dos seguidores foi a filha dele, as gargalhadas da filha ao sujar os dois de farinha.

Como é o desafio?

O desafio consiste em sujar de farinha o rosto da pessoa que mais faz as coisas que estão sendo perguntadas. Enquanto os dois desafiados competem contra uma lista de perguntas, a terceira pessoa decide quem vai mergulhar o rosto na farinha.

Pneumonia química

A pneumonia química é uma doença pulmonar causada pela inalação de substâncias tóxicas, agressivas ao pulmão. De acordo com o Ministério da Saúde, os gases tóxicos e outras partículas na fumaça aspirada agem diretamente sobre as células que constituem o revestimento pulmonar, ocasionando um processo inflamatório.

Desafio 'Quebra-crânios'

Em fevereiro deste ano, alguns vídeos circularam pela internet de um novo desafio, chamado de ''quebra-crânios'' e causou preocupações entre os médicos por causar risco de morte. Como o alvo do desafio não é avisado, a pessoa bate a cabeça no chão e a possibilidade de alguma lesão é alta, segundo o ortopedista Rodrigo Castro.

+VÍDEOS