DENúNCIA

"Eu julguei ser melhor ficar, já que os casos estão zerados", diz gestante que se negou deixar Fernando de Noronha por medo do coronavírus

Protocolo na ilha determina que a partir da 28ª semana de gestação a mulher tem que ser levada para o Recife

Alyne Dias estava com medo de deixar a ilha por conta do aumento de casos e mortes do novo coronavírus no Recife - Foto: Reprodução/TV Jornal

Uma mulher grávida identificada por Alyne Dias Luna, de 30 anos, foi conduzida ao Aeroporto de Fernando de Noronha pela Polícia Civil, neste fim de semana, após se negar de deixar a ilha para realização do parto no Recife, devido ao medo de se contaminar pelo novo coronavírus. De acordo com a administração de Noronha, há um protocolo médico de pré-natal ao qual determina que mulheres a partir da 28ª gestação devem ser levadas para a capital pernambucana. 

A empresária que é moradora do arquipélago, desde 2009, tem 34 semanas de gestação e está em um hotel em Boa Viagem, na Zona Sul, desde a noite deste domingo (10), após uma série de acontecimentos. Ela ainda contou que, a única unidade hospitalar de Fernando de Noronha não tem condições de realizar um parto.

Transporte

Após toda a confusão envolvendo a polícia, o governo alugou um avião para o transporte da grávida, já que a ilha só está recebendo vôos comerciais uma vez por semana. Mas, segundo ela, a aeronave não tinha nenhum médico a bordo e nem equipamentos para caso houvesse alguma intercorrência.

Processo

Em entrevista, a empresária afirmou que vai processar o estado depois se ser conduzida, pela polícia, para o aeroporto.

Nota

De acordo com a assessoria da administração da ilha, o Hospital São Lucas, única unidade hospitalar de Fernando de Noronha, não dispõe de maternidade. Mesmo recebendo todas as orientações sobre os riscos, a gestante recusou-se a deixar a ilha, tendo inclusive descumprido duas decisões judiciais determinando seu encaminhamento imediato ao Recife, sob pena de remoção compulsória e coercitiva. Ainda de acordo com a nota, é compromisso da administração da ilha garantir a completa assistência de encaminhamento ao continente, oferecendo hospedagem, passagens aéreas, alimentação, assistência social para apoio psicológico e todo suporte quanto à unidade de referência onde se realizará o parto.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.