denúncia

Família tenta encontrar corpo de idosa trocado após morte no Ceará

De acordo com a denúncia, os familiares foram comunicados que o hospital cometeu um erro 

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/05/2020 às 18:00
Reprodução/SBT
FOTO: Reprodução/SBT

Parentes tentam encontrar corpo de idosa trocado após morte em UPA de Fortaleza, no Estado do Ceará. Os familiares descobriram a troca quase 24 horas depois do falecimento da senhora que sofria de alzheimer. Após buscar ajuda policial, a família foi comunicada que a unidade hospitalar cometeu um erro e o corpo da mulher foi levado por outra família. A denúncia foi exibida, nesta segunda-feira (18), no Por Dentro com Cardinot.

Nota de resposta

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que o corpo foi liberado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para sepultamento, após reconhecimento de forma incorreta, de um familiar que também sofreu lamentavelmente uma perda na mesma unidade de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde também informa que concluiu todos os procedimentos de reconhecimento cadavérico, que somente os familiares podem realizar.

Corpos de idosa trocados em Pernambuco

Duas idosas morreram, vítimas de Síndrome Respiratória, e tiveram seus corpos trocados no Hospital de Palmares, localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Em vez de enterrar o corpo de Helena de Panelas, de 74 anos, a família havia enterrado o corpo da outra Helena, de 87 anos, que morava em Cortês, também na Zona da Mata.

Os familiares relataram que, após o enterro de uma delas, no distrito de Cruzes, em Panelas, no Agreste do Estado, receberam uma ligação informando de que o corpo da parente ainda estava no hospital. Como havia a suspeita do novo coronavírus em uma das pacientes, o caixão foi fechado e os parentes não puderam fazer o velório. Só depois descobriram que o corpo foi trocado.

+VÍDEOS