FISCALIZAçãO

Coronavírus: Operação reforça medidas da quarentena mais rígida em Aldeia

A ação tem como objetivo de evitar a propagação da covid-19

Coronavírus: Operação reforça medidas da quarentena mais rígida em Aldeia

Uma equipe também está responsável por realizar a sanitização da área - Foto: Divulgação

A comunidade de Aldeia, localizada na cidade de Camaragibe, recebeu nesta terça-feira (19) uma grande operação conjunta da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado para reforçar as medidas da quarentena mais rígida, imposta por meio de decreto estadual desde o último sábado (16). A ação, que já aconteceu no fim de semana no centro da cidade, será realizada, desta vez, nas imediações da Galeria Aldeia Boulevard até o comércio do bairro de Vera Cruz.

Fiscalizações

Na ocasião, houve entrega de máscaras e álcool em gel para toda população. A fiscalização do trânsito nos pontos de bloqueios de veículos também está intensificada, assim como a fiscalização para fechamento dos comércios que estiverem atuando de forma irregular, descumprindo o decreto. Ambas as atividades serão realizadas em uma parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar e o Controle Urbano do município. 

Sanitização

Além dessas ações, uma equipe está responsável por realizar a sanitização da área. Orientação para lavagem das mãos, medição de temperatura e testes rápidos para Covid-19 também estão entre as atividades que serão realizadas no local. A ação vai se estender por toda comunidade de Vera Cruz, com a sanitização das ruas e a distribuição de kits de higiene e máscaras de proteção individual.

>>Desempregado leva cadeiras para pessoas em fila para pagamento do auxílio de R$ 600

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que foram confirmados, nesta terça-feira (19), 1.148 novos casos do novo coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados, 397 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 751 como leves. Agora, o Estado totaliza 21.242 casos já confirmados, sendo 10.500 graves e 10.742 leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 101 óbitos. Com isso, Pernambuco totaliza 1.741 mortes pela Covid- 19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.