recomendação

Aglomerações continuam no Grande Recife e Defensoria Pública pede ônibus apenas com passageiros sentados

A recomendação foi enviada para o Grande Recife Consórcio de Transporte, de acordo com a Defensoria Pública de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 21/05/2020 às 18:10
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Antes do decreto de quarentena entrar em vigor em cinco cidades de Pernambuco, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que, diante do rodízio para veículos particulares, iria disponibilizar ônibus extras em alguns Terminais Integrados (T.I). No entanto, os passageiros estão nos mandado vários relatos de superlotação. No Terminal do Barro, por exemplo, a fila parece que não acaba.

Defensoria recomenda medidas para reduzir contágio

A Defensoria Pública de Pernambuco solicitou ao Grande Recife a elaboração de planejamento que retrate o quantitativo adequado da frota e dos usuários, tanto nos veículos, quanto nos terminais.

Ainda de acordo com a note da Defensoria, também foram sugeridas medidas que assegurem o funcionamento do serviço de modo a obedecer às orientações sanitárias e preservar a saúde da população nos serviço de transporte coletivo municipal e intermunicipal.

Além disso, foi pedido a disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos, fornecimento de EPIs aos funcionários, tráfego de veículos exclusivamente com passageiros sentados e oferta de transporte de modo que as filas não ultrapassem a 30 usuários em caso de ônibus e 45 em caso de BRTs.

Resposta na íntegra

O Grande Recife informa que vem acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomerações nos terminais integrados e circulação de passageiros em pé nos ônibus. Diariamente, são realizadas mais de 10 mil viagens e o que tem se observado é o cumprimento das determinações na maior parte delas. Ainda assim, a fiscalização do Consórcio tem verificado que algumas linhas têm chegando aos terminais com passageiros em pé nos horários de pico. Embora ocorra em algumas linhas, no ponto final das viagens e em horário de pico, o Grande Recife tem cobrado das empresas operadoras o cumprimento das determinações e orientado para que não se realizem embarques nas paradas quando o ônibus tiver capacidade máxima atingida. E pede apoio e compreensão dos usuários de só embarcarem sentados ao longo do corredor.anda.

Quarentena

O Governo de Pernambuco anunciou, por meio de decreto, o endurecimento das medidas para garantir o isolamento social no Estado. A medida vale para o período de 16 a 31 de maio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS