
A utilização do medicamento foi liberada pelo Ministério da Saúde
Jailson Correia, médico e secretário de Saúde do Recife, questiona uso da cloroquina contra o coronavírus - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
O uso da cloroquina para casos leves da covid-19 está sendo questionado pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, após o protocolo do Ministério da Saúde liberar o medicamento. Em coletiva online, nesta sexta-feira (22), ele ressaltou que muitas instituições científicas não reconhecem a eficácia desse tratamento contra o coronavírus. No entanto, afirmou que os comprimidos fornecidos pelo ministério continuarão a ser distribuídos nas unidades de saúde.
Apesar da liberação do Governo do Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que continua fazendo testes e precisa de tempo para entender os reais efeitos do remédio no organismo de pessoas infectadas.
A gravidade do coronavírus é classificado em estados leves, moderados ou graves de acordo com os sinais e sintomas apresentados. A fase 1 do 1° ao 5° dia, a fase 2 do 6° ao 14° dia e a fase 3 a partir do 14° dia.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Ao todo, 40 testes são feitos por dia
Estado já ultrapassa mais de 2 mil mortes pela covid-19
Número de casos confirmados totaliza em 25.760