investigação

Polícia Federal: Respiradores podem ter sido repassados para prefeituras do Interior de Pernambuco

Operação Apneia investiga irregularidades na compra de respiradores

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 29/05/2020 às 17:23
Tomaz Silva/ABr
FOTO: Tomaz Silva/ABr

Além do mandado de busca e apreensão na secretaria de saúde do Recife (SES-PE), A investigação feita pela Operação Apneia da Polícia Federal também aponta que, os respiradores devolvidos, que não tinham autorização da anvisa para funcionar, foram repassados para outras prefeituras do Interior de Pernambuco. O valor impressiona: cerca de três vezes mais do preço que foram adquiridos.

>>>Ordem cronológica da operação da Polícia Federal que investiga irregularidades na compra dos respiradores pela Prefeitura do Recife<<<

A operação apura supostas irregularidades em contratos celebrados para aquisição de 500 respiradores pulmonares, por meio de dispensas de licitação, pela Secretaria de Saúde do Recife. O material seria usado no tratamento de pacientes com a covid-19.

Deputada denuncia outras irregularidades

Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) fez mais uma denúncia sobre os gastos da Prefeitura do Recife na compra de equipamento para combate ao coronavírus. De acordo com a deputada, os sistemas fechados de respiração traqueal, peça que compõe os respiradores dos leitos de UTI, foram comprados por valores que destoam.

Aguardando resposta

A produção do Por Dentro com Cardinot não conseguiu entrar em contato com as prefeituras de Pesqueira, Riacho das Almas, Iguaracy e Cabrobó.

Prefeitura do Recife se pronuncia

"A Prefeitura do Recife informa que na manhã desta quinta-feira (28) foi realizada busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Município, onde agentes da Polícia Federal fizeram a apreensão de um telefone celular. Segundo a nota da Polícia Federal, a investigação diz respeito a uma compra de respiradores de uma empresa de São Paulo. Cada respirador foi comprado a R$ 21,5 mil. A referida compra foi cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22.

Portanto, não há possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife. Todos os procedimentos da Secretaria de Saúde estão sendo realizados dentro da legalidade e todos os processos de aquisição da pandemia estão sendo enviados, desde abril, por iniciativa da própria Prefeitura, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A Secretaria de Saúde e todos os órgãos da Prefeitura continuam à disposição dos órgãos de controle para prestar qualquer esclarecimento."

+VÍDEOS