COVID-19

[Vídeo] Coronavírus: Morador denúncia aglomeração em festa em Prazeres

A pessoa que fez a denúncia afirmou que as pessoas esperam a viatura ir embora para continuar a festa

[Vídeo] Coronavírus: Morador denúncia aglomeração em festa em Prazeres

Morador do bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, denúncia aglomeração em festa - Foto: Reprodução/Whatsapp

Um vídeo, enviado para a produção do Por Dentro com Cardinot, mostra aglomeração de pessoas em uma rua, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O denunciante diz que é muito comum ter festas no local e que os moradores sempre denunciam à polícia, mas a festa continua logo depois que a viatura vai embora. De acordo com a apuração do Por Dentro, as imagens são do último sábado (01).

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que cabe a Polícia Militar reprimir essas aglomerações. Nesse caso, sendo segurança pública o tema, caberia apenas ao governo estadual, via PM, o pronunciamento. A prefeitura cuida do patrimônio público, por meio da guarda municipal.

Nota da Polícia Militar na íntegra

Através do 6º BPM, responsável pela segurança na área de Prazeres, a Polícia Militar informa que o bairro recebe uma atenção especial do Batalhão, por sua importância para o município de Jaboatão, com patrulhamento sem tréguas através de viaturas ordinárias, motopatrulhamento e apoio ininterrupto do GATI

Já a respeito da pertubação de sossego, a Lei Estadual 12.789 considera poluição sonora “toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem-estar da coletividade”. Cabe às prefeituras, através dos órgãos competentes, a medição dos decibéis. Os limites aceitáveis variam de acordo com os horários diurno, vespertino e noturno, e também sobre se são residenciais ou de áreas comuns.

A PM lembra que todas as pessoas que se sentirem incomodadas podem fazer a denúncia através do 190. Uma viatura será enviada ao local e os policiais são orientados a informar ao autor da perturbação de sossego acerca da denúncia, solicitando o encerramento da infração. Em caso de reincidência o infrator será encaminhado, juntamente com o equipamento, para a Delegacia de Polícia Civil mais próxima, para que sejam tomadas as medidas previstas.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.