DOENÇA DA URINA PRETA

Síndrome de Haff: mulheres são infectadas no Recife por doença causada pela toxina do peixe

A síndrome de Haff também é conhecida como doença da urina preta. As pacientes foram infectadas após ingerirem um peixe da espécie Arabaiana; saiba mais

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 23/02/2021 às 15:25 | Atualizado em 24/10/2022 às 17:39
Reprodução
FOTO: Reprodução

Duas mulheres estão internadas no Recife, diagnosticadas com síndrome de Haff, ou doença da urina preta. Uma delas está na UTI.

As pacientes, que são irmãs, desenvolveram sintomas após comerem o peixe Arabaiana, também conhecido como olho de boi. A síndrome é causada por uma toxina e provoca lesão muscular, além de afetar os rins.

A mãe das duas mulheres, Betânia Andrade, concedeu entrevista ao programa Por Dentro com Cardinot, exibido nesta terça-feira (23), e fez um alerta para a população sobre o consumo do peixe.

"Segundo o médico, essa toxina vem do peixe. Queria dizer a todo mundo pra tomar cuidado. Minha filha está muito mal na UTI. Esse peixe está causando um mal muito grande a minha filha", declarou Betânia, emocionada.

Especialista esclarece a síndrome de Haff

Sobre a Síndrome de Haff, a reportagem do Por Dentro com Cardinot também conversou com o infectologista, Filipe Prohaska. O especialista deu detalhes e esclareceu acerca da doença.

Síndrome de Haff

A síndrome de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

As causas da doença de Haff ainda são discutidas, no entanto acredita-se que o desenvolvimento da doença de Haff seja devido a alguma toxina biológica presente em peixes de água doce e crustáceos.

>> Síndrome de Haff: Após casos suspeitos da doença em Pernambuco, comerciantes sofrem com diminuição nas vendas de peixes

É importante que essa doença seja identificada e tratada rapidamente, isso porque a doença pode evoluir rapidamente e trazer complicações para a pessoa, como insuficiência renal, falência múltipla de órgãos e óbito, por exemplo.

+VÍDEOS