Segurança

Delegado que zombou da covid-19 retorna às atividades no Recife

A Corregedoria Geral da SDS informou que instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar em desfavor do delegado Gilmar Rodrigues

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/05/2021 às 14:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após ser afastado um mês e meio das atividades por zombar da pandemia do novo coronavírus (covid-19), em vídeo que repercutiu nas redes sociais, o delegado Gilmar Rodrigues retornou às atividades. Ele foi designado para uma nova missão na Polícia Civil de Pernambuco. Uma portaria publicada na última quarta-feira (05), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), determinou que o delegado assuma a chefia da 14ª Equipe da Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, no Recife.

Nas imagens, Gilmar aparece fardado, em uma mesa de bar, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado. Ele estava sem máscara e subestimou a covid-19. No vídeo, não é possível confirmar que a autoridade policial estava ingerindo bebidas alcoólicas, no entanto, ainda no vídeo, ele dispara: "Vem para cá para Vitória, tomar cachaça e raparigar”.

Afastamento

No mesmo dia em que o vídeo foi bastante compartilhado, a Polícia Civil informou que ele havia sido afastado da delegacia e seria apresentado à Diretoria de Recursos Humanos da Corporação. O caso também foi encaminhado à Corregedoria Geral da SDS para apuração de possíveis transgressões disciplinares.

Na ocasião, Gilmar não deu entrevista sobre o assunto. Mas enviou um áudio a amigos afirmando que aquele vídeo se tratava de uma "brincadeira com amigos da delegacia". Também disse que "não bebe".

>>Após zombar da covid-19, delegado de Pernambuco é afastado das atividades

Investigação

Em nota, na última quinta-feira (06), a Corregedoria Geral da SDS informou que "instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar em desfavor do delegado Gilmar Rodrigues. A comissão instaurada pela Corregedoria está realizando as investigações acerca do fato. Serão analisadas imagens, realizadas ouvidas e, após esgotados os recursos e apresentadas as defesas, será emitido o parecer final, com publicação no Boletim Geral da SDS".

+VÍDEOS