Oficial

Decreto autoriza desapropriação de casas vizinhas ao Complexo do Curado

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 08/04/2016 às 9:36

-Reprodução/TV Jornal
O decreto que autoriza a desapropriação de casas ao redor do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (7). A medida revoltou os moradores, que se negam a deixar os imóveis por que o valor da indenização está bem abaixo do esperado.

Pelo menos 55 residências devem ser desapropriadas. A maioria delas estão localizadas na Rua Santana de Ipanema e ficam a menos de cinco metros do muro do Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). Os imóveis que estão mais próximos à muralha, foram marcados com números na fachada.

O processo deve obedecer a uma série de etapas, entre elas, audiências públicas, coleta de documentos, avaliação dos imóveis e, se necessário, acordos judiciais. O cronograma das ações ainda vai ser estabelecido, mas quem mora no lugar está apreensivo. “O valor da indenização é muito baixa. Uma casa por aqui custa uns R$ 300 mil”, desabafou a dona de casa Maria de Lurdes da Silva.

A decisão de retirar as famílias do lugar veio depois que uma bomba explodiu na muralha do Presídio Frei Damião de Bozzano, em janeiro deste ano. Mais de 50 presos conseguiram fugir com a investida. De acordo com o Governo do Estado, a retirada desses imóveis, que ficam no entorno do Complexo, é necessária para a ampliação de uma faixa de segurança e para facilitar a passagem de viaturas da polícia militar.



+VÍDEOS