Coletiva

2,3 milhões de foliões curtiram o Carnaval de Olinda

TV Jornal/Com informações do JC Online
TV Jornal/Com informações do JC Online
Publicado em 02/03/2017 às 15:00

-Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, detalhou os números do Carnaval 2017. No total, foram 2,3 milhões de foliões, sendo um milhão de turistas vindos de outros estados do Brasil e do exterior. Em comparação com o ano passado, foram 500 mil pessoas a menos que aproveitaram a festa em Olinda. Na economia, foram injetados R$120 milhões. A divulgação foi realizada na sede do poder municipal.

Um dos destaques dados pelo prefeito e os secretários presentes na coletiva foi que 100% dos cantores que passaram pelos polos de Olinda foram pernambucanos. Segundo eles, situação inédita na folia olindense.

De acordo com o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz da Silva Junior, uma pesquisa que foi realizada com os foliões para avaliarem como foram os serviços oferecidos durante os festejos e sugerirem melhoras. No trabalho, foram empregados 20 profissionais que fizeram um questionário com 500 pessoas, perguntando, dentre outras coisas, sobre turismo, aspectos sociais e econômicos. O resultado ainda não foi divulgado.

Planejamento

O secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral, destacou que os prédios históricos foram totalmente preservados durante a folia. Ele também afirmou que, no meio do ano, será realizado um Seminário de Carnaval, uma preparação para a folia de 2018.

Moradores, artistas e ambulantes serão ouvidos e, a partir disso, o objetivo é de que em agosto esteja pronto um planejamento do Carnaval. "Projeto pronto, planejamento feito para partirmos para a captação de recursos com tempo hábil de que a prefeitura, no ano que vem, não gaste um centavo dos cofres públicos com Carnaval. Trabalhe com a captação. É esse o nosso objetivo para 2018", afirmou.

+VÍDEOS