Denúncia

Ministério Público investiga apreensão de fantasias de troça

TV Jornal/ Com informações do blog Ronda JC
TV Jornal/ Com informações do blog Ronda JC
Publicado em 03/03/2017 às 14:20

-Reprodução/TV Jornal

O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Capital, Westei Conde, determinou a abertura de um processo para investigar as denúncias relacionadas à apreensão das fantasias que seriam usadas pela troça carnavalesca “Empatando Tua Vista” no Galo da Madrugada, no último sábado (25). Os integrantes do grupo estiveram na tarde dessa quarta-feira (2) no Ministério Público para denunciar a situação ao promotor.

Membros da troça denunciam restrição de liberdade de expressão, abuso de autoridade, invasão de propriedade e usurpação de função pública. Uma queixa foi prestada na Delegacia de Polícia de Administração Pública contra os policiais militares responsáveis pela apreensão no dia do Galo da Madrugada.

A troça carnavalesca existe há quatro anos. Com alegorias de grandes torres, ela faz sátira com o planejamento urbano, a especulação imobiliária no Recife e critica as relações escusas entre as empreiteiras e o poder público, representados pelo governador Paulo Câmara e pelo prefeito Geraldo Júlio (ambos do PSB).

Entenda o caso

Na manhã do sábado de Carnaval (25), policiais militares, após monitoração das atividades do grupo, foram numa viatura até um prédio na Boa Vista, na área central do Recife, onde mora um dos foliões. Segundo as vítimas, lá, sem ordem judicial, adentraram no imóvel e tomaram parte das alegorias. Logo depois, já na Ponte Velha, abordaram novamente o grupo e recolheram outras partes das fantasias.

A operação foi filmada por integrantes da troça e por quem passava pelas ruas e as imagens viralizaram na internet. No vídeo, é possível ver que um major da PM, subcomandante do 16º batalhão, responsável pelo policiamento no Centro, participa da ação. Ele diz que está cumprindo ordens.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que a Corregedoria está apurando o caso no âmbito administrativo. Disse ainda que informações serão publicadas no portal da SDS, respeitando o processo legal, a ampla defesa e a devida transparência.

+VÍDEOS