Fiscalização

RMR: Vinte asilos foram interditados no ano pelo MPPE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/10/2017 às 16:42

-Reprodução/TV Jornal

Em 2017, cerca de 20 asilos da Região Metropolitana do Recife foram interditados em decorrência de irregularidades pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (3), quando uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que funcionava de forma clandestina, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foi interditada pela segunda vez.

O MPPE iniciou uma investigação nos asilos da Região Metropolitana do Recife. O objetivo da Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso é identificar instituições clandestinas e que não oferecem condições dignas de atendimento para a melhor idade. Neste ano, vinte asilos foram interditados pelo MPPE.

No mês de junho, o Ministério Público recebeu denúncias sobre a estrutura precária e maus tratos em um abrigo que funcionava com 19 idosos no bairro do Desterro, em Abreu e Lima. Os idosos foram realocados para outros asilos por ordem do órgão de fiscalização e o abrigo interditado. Em maio, uma instituição de longa permanência foi fechada no bairro do Cordeiro a pedido do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON-PE), também no mesmo mês, outro abrigo foi alvo de denúncias, desta vez no bairro da Várzea, que abrigava 17 idosos, a negligência da instituição chamou atenção dos fiscais, foram encontrados remédios e alimentos vencidos, idosos com indícios de maus-tratos e diferença nos preços pagos pelas mesmas acomodações.

Serviço:

Em caso de irregularidades denúncias anônimas podem ser feitas ao Ministério Público de Pernambuco pelo número 0800 281 9455, a ligação é gratuita.

+VÍDEOS