Operação Torrentes

PE: 7 anos e duas enchentes depois, moradores esperam ajuda prometida

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/11/2017 às 19:35

-Reprodução/TV Jornal

Sete anos se passaram da grande enchente que aconteceu em Palmares, Zona da Mata de Pernambuco, em 2010, mas quase nada mudou na vida de quem mora na região. Nas casa as marcas das águas do Rio Una, que alagou e tomou a cidade, ainda estão nas paredes, e os moradores continuam esperando pela ajuda dos governantes.

A falta de investimento na cidade, denunciada pelos moradores, foi investigada na Operação Torrentes, deflagrada nesta quinta-feira (9), ação integrada da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, sobre um possível esquema de desvios de recursos públicos da União. Pelo menos R$ 450 milhões foram repassados pelo governo federal a Pernambuco destinados à reconstrução de municípios da zona da Mata Sul, castigados pelas enchentes de 2010 e de 2017. Parte dessa quantia teria sido desviado.

Desvio de dinheiro

Sobres as licitações supostamente fraudadas das enchentes de maio de 2017, a PF informou que a Controladoria-Geral da União (CGU) tentou fazer uma fiscalização de monitoramento online desde de junho até agora para investigar os recursos federais enviados para o Estado. No entanto, não foi encaminhado nenhum documento e a Casa Militar informava que iria entregar a Controladoria-Geral do Estado (CGE). A Polícia Federal esclareceu que quem faz fiscalização de verba publica federal é a CGU, que é o órgão federal.

+VÍDEOS