Saúde

Fundação realiza mutirão para alertar sobre Novembro Laranja

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/11/2017 às 19:50

-Nathália Bormann / FAV

Um mutirão foi realizado, nesta sexta-feira (24), pela Fundação Altino Ventura dentro da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, o Novembro Laranja. A campanha busca chamar a atenção dos pacientes e mostrar a importância do cuidado com a saúde auditiva. Durante a ação, que aconteceu no Centro de Reabilitação Menina dos Olhos-CER IV, na Iputinga, foram realizados 60 atendimentos. No local, aconteceram consultas e exames auditivos, além de doação de 20 próteses e sistemas FM, um recurso que auxilia o deficiente auditivo em sala de aula, por exemplo, permitindo a comunicação entre aluno e professor através da transmissão sonora por ondas de frequência modulada.

Ajuda

Com perda auditiva nos dois ouvidos, Thuanny Helen Souza, de 13 anos, foi uma das beneficiadas com o aparelho durante o mutirão. Ela foi acompanhada pela mãe, Ednilza Maria de Souza, 52, que procurou a procurou a FAV após perceber a dificuldade da filha em escutá-la quando chamada em casa. “Estou me sentindo nova. Vai me ajudar muito em sala de aula. Antes eu escutava baixo, as pessoas falavam comigo e eu não entendia muito. Agora está bem melhor”, comemora Thuanny, ao escutar pela primeira vez com a prótese.

De acordo com a fonoaudióloga e coordenadora do departamento auditivo do CER IV, Liviany Moura, “o objetivo do evento foi agilizar o atendimento de pacientes que estão na nossa lista de espera e mostrar à população que este serviço existe na Fundação”, explicou.

-Nathália Bormann / FAV

+VÍDEOS