Saúde

Quimioterapia pode prejudicar a fertilidade

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/01/2018 às 18:55

-Reprodução/TV Jornal

A quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células cancerígenas de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Ao mesmo tempo em destroem as células tumorais, as células que dão origem aos óvulos e espermatozoides podem ser atingidas.

Fatores como o tipo de câncer tratado, a idade do paciente, o potencial fértil da pessoa antes do tratamento e o tipo de quimioterapia utilizada devem ser considerados no momento de avaliar quanto, exatamente, pode existir de impacto negativo no potencial reprodutivo.“Dependendo do tipo de quimioterapia que é aplicada, realmente pode ocorrer um dano a fertilidade, principalmente quando a paciente é jovem, as células ovarianas se multiplicam”, explica a oncologista Inacelli Caires.

Efeitos

No caso das mulheres, a quimioterapia diminui os hormônios que produzem os óvulos saudáveis nos ovários, essa queda pode levar a uma menopausa antecipada e, consequentemente, levar o paciente a infertilidade. Já nos homens, a quimioterapia pode afetar as células dos espermas, impedindo o crescimento e que se multipliquem, assim reduzindo o número de espermatozóides.

+VÍDEOS