Saúde

Esclerose Múltipla: conheça a doença e seus sintomas

TV Jornal / Rádio EBC / Agência Brasil
TV Jornal / Rádio EBC / Agência Brasil
Publicado em 09/04/2018 às 18:35

-Pixabay

Neurológica, crônica e autoimune, a Esclerose Múltipla (EM) é uma doença que ataca o sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. A esclerose múltipla afeta adultos na faixa de 18 aos 55 anos de idade. No Brasil, a taxa de prevalência da doença é de aproximadamente 15 casos por 100 mil habitantes. Há quatro formas de evolução clínica: remitente-recorrente, primariamente progressiva, primariamente progressiva com surto e secundariamente progressiva. A forma mais comum é a remitente-recorrente, representando 85% de todos os casos no início de sua apresentação.

A professora associada de neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Soniza Vieira Leon, explica que a esclerose múltipla "trata-se de uma doença crônica, inflamatória e degenerativa do sistema nervoso central que acomete o cérebro e a medula espinhal. Esclerose é uma lesão no tecido causada por diferentes razões. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o tratamento ", relata.

A esclerose múltipla pode afetar até 90% dos homens e 55% das mulheres com disfunções sexuais. Os impactos na vida sexual podem ser minimizados com o diagnóstico precoce e início imediato do tratamento. Segundo a professora, o tratamento pode retardar o avanço das doenças.

Saiba Mais:

+VÍDEOS