Alerta

Boatos: chás de erva-doce e anis estrelado podem cura a gripe H1N1

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/05/2018 às 18:55

-Reprodução/TV Jornal

Os rumores que se espalham pela internet, especialmente por do WhatsApp, dizem que a fórmula do Tamiflu, medicamento gripal, tem o mesmo ativo que a erva-doce e o anis estrelado. Os chás dessa plantas, de acordo com o boato, teria os mesmos benefícios da versão farmacêutica.

De acordo com o médico Otávio Piltcher, não existe comprovação científica desses benefícios. "Não existe nada comprovado de que qualquer um desses dois chás substitua o Tamiflu, ou qualquer outro remédio". O especialista alerta para o risco desses boatos e afirma que a vacinação é a melhor forma de prevenção. "A vacina é a forma mais eficaz para ficar longe do vírus.", contou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 31 de março de 2018 foram registrados 84 casos de H1N1 no Brasil, e 8 óbitos. "Deve se tomar a vacina, essa é a maneira de prevenir, mas bons hábitos alimentares, atividades esportivas e atividades familiares que deixem feliz, são importantes. Pessoas bem alimentadas e felizes ficam menos doentes", explicou Otávio Piltcher.

Confira:

+VÍDEOS