Saúde

Familiares de pacientes denunciam descaso em UPA de Olinda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/07/2018 às 16:55

-Reprodução/TV Jornal

Pacientes e familiares estão denunciando o descaso com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Tabajara, em Olinda. De acordo com eles, faltam leitos e existe uma dificuldade para conseguir transferências para outros hospitais.

Imagens gravadas dentro da UPA mostram os corredores superlotados. Alguns pacientes são atendidos em cadeiras porque não existem macas disponíveis. “Minha irmã está há dois dias sendo atendida em uma cadeira e esperando ser transferida”, disse o guarda municipal Reynaldo Gutemberg.

Ela sofreu um acidente de motocicleta e precisa de transferência para fazer uma cirurgia no braço. O problema é que a unidade de saúde não tem previsão de transferência da paciente. “Eles dizem que não tem leito no hospital”, finalizou.

O que diz a UPA?

Em nota, a assessoria de imprensa da UPA informou que a superlotação é resultado da falta de assistência da atenção básica associada à falta de vagas para internamento nos hospitais de referência. A direção reconheceu que todos os leitos e cadeiras estavam ocupados e ainda faltavam vagas para acomodar todos os pacientes. Sobre a mulher que precisava de transferência para cirurgia, a UPA disse que ela seria transferida nesta manhã, mas preferiu aguardar vaga em um hospital de convênio.

+VÍDEOS