SAÚDE

Ações Educativas na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Em celebração ao Agosto Dourado, ações educativas são oferecidas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/08/2018 às 20:55

Prefeitura do Recife/ Divulgação-Reprodução/TV Jornal

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Agosto Dourado, em celebração ao aleitamento materno. Mais de 100 ações serão realizadas na capital pernambucana. O objetivo é informar as mães sobre os cuidados e formas de alimentar, além da importância do leite materno nos primeiros meses do bebê. As atividades fazem parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se iniciou nesta quarta-feira (01). Unidades de Saúde da Família (USFs) e Upinhas estarão com rodas de conversa, debates e apresentações de caráter educativo. Para saber, é só se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima e conferir a programação e horário.

O Hospital da Mulher, no bairro do Curado, irá receber a palhaçoterapia, que por meio de atividades lúdicas falam dos benefícios da puerpério. O projeto, que é da Universidade de Pernambuco (UPE), vai se apresentar nos dias 9, 16 e 23, nos alojamentos e nas salas de espera do ambulatório. A unidade também contará com exposição de fotos relativas ao tema e um curso de manejo clinico do aleitamento materno nos dias 15 e 16 deste mês.

Carregado de adaptações à nova rotina e cuidados especiais, o aleitamento é um desafio para algumas mulheres. Mãe de primeira viagem, Mayara Ferraz (20) relata sobre os primeiros dias: "...a gente não sabe bem, quem me instruiu foi o pessoal do hospital. Doeu um pouco. Precisei usar bico de silicone (protetor de mamilos) para que meu filho conseguisse mamar.''

Juliana Pedrosa, Coordenadora do Distrito Sanitário II, orienta as mães para que fiquem tranquilas e que evitem interferências externas durante o processo. A lactante precisa estar tranquila, ter uma rede de apoio como os avós e pessoas próximas. Segundo Juliana, quando ocorrer esses tipos de acidentes a própria lactante pode cuidar dos ferimentos ocasionados. ''Um pouco do próprio leite materno e passando um pouco ao redor da fissura'', complementa.

O correto aleitamento resulta em um desenvolvimento cognitivo e fisiológico mais completo. Embora algumas mães discordem sobre o tempo de puerpério, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que seja de caráter exclusivo nos 06 primeiros meses, e alternado com outros tipos de alimentos até os 02 anos de idade.

Doação de Leite

Quem quiser doar leite humano, deve entrar em contato pelo telefone (81) 3355-2235 (MATERNIDADE PROF BANDEIRA FILHO).

A arrecadação de potes de vidro (com tampa rosqueável de plástico) para o Banco de Leite também funciona o ano todo.

+VÍDEOS