Abandono

Equipamentos das obras de navegabilidade enferrujam no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/11/2018 às 20:37

-Reprodução/TV Jornal

Como foi mostrado em reportagem exibida nessa quarta-feira (28) no Por Dentro com Cardinot, o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe está com as obras paradas há anos. Anunciado em 2012, o projeto "Rios da Gente" tinha como objetivo ligar a Zona Oeste do Recife ao Centro da cidade através das águas do rio. No entanto, seis anos depois e com alguns milhões gastos, a obra não saiu do papel.

Nesta quinta-feira (29), a equipe de reportagem da TV Jornal esteve no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e mostrou que os equipamentos que seriam usados para fazer a dragagem do Rio Capibaribe estão parados, enferrujando e sendo alvo do vandalismo.

Confira na reportagem:

O professor Stênio Cuentro, especialista em engenharia de tráfego, analisa que o projeto de navegabilidade nas águas do Recife é muito caro. De acordo com ele, quando estiver completamente implementado, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 25 mil passageiros por dia. "Isso significa, basicamente, uma linha de ônibus normal", avalia o especialista. "Do ponto de vista da eficácia do sistema de transporte público, ela é muito baixa. O custo, o investimento... é muito alto. ", completa o professor.

Ainda de acordo com o especialista, o custo de manutenção do sistema também gera muitos gastos para deixá-lo em funcionamento: "O custo de manutenção da calha do rio também é muito caro. O rio recebe areia, recebe dejetos o ano todo. Então, basicamente todo ano teria que se fazer uma nova dragagem para garantir que essa hidrovia funcionasse bem".

Veja a entrevista:

Relembre:

Iniciadas em 2012, as obras do "Projeto Rios da Gente" prometiam a navegabilidade das águas que cortam a capital pernambucana. Os serviços até foram iniciadas, chegando a ser gastos cerca R$ 55 milhões. No entanto, seis anos depois, nada está terminado.

+VÍDEOS