COLISÃO

Serra das Russas: passageiros perceberam 'algo errado' em ônibus

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 11/12/2018 às 16:15

-Foto: Divulgação/PRF

Os passageiros do ônibus que se envolveu em um acidente na noite dessa segunda-feira (10) na Serra das Russas, na divisa entre os municípios de Pombos e Gravatá, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco, respectivamente, perceberam que havia algo errado com o coletivo antes da batida. Uma das vítimas da colisão, entre um ônibus, um carro e um caminhão, conta que as pessoas sentiram um cheiro forte de borracha e que o condutor chegou a trocar um dos pneus do ônibus.

Silvana Maria, que estava no coletivo, relata que sentiu quando o ônibus começou a acelerar e que os passageiros chegaram a pedir para que o condutor reduzisse a velocidade. "Era como se ele tivesse querendo parar o ônibus. Mas ele não dava sinal. Ele não queria alarmar todo mundo, não falou nada. A gente começou a perceber e disse para ele ir mais devagar, mas é como se ele não tivesse mais controle. Foi descendo, dando um 'sacolejo'", comentou Silvana, em entrevista à Rádio Jornal. Ela é tia de Letícia de Araújo Fonseca, que faleceu no acidente.

O acidente aconteceu no quilômetro 64 da BR-232. O ônibus levava 54 pessoas de volta para Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), quando o condutor do coletivo teria perdido o controle da direção, o que o levou a bater em um carro e depois colidir com um caminhão. Os ocupantes do coletivo tinham ido comprar roupas no polo de confecção de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

Vítimas

Três pessoas morreram no acidente. As três estavam no coletivo. Foram elas: Severino Ramos de Araújo, motorista do ônibus; Letícia de Araújo Fonseca, de 20 anos e Amara Santana de Azevedo, de 25 anos, que estava grávida de seis meses. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. As pessoas que ficaram feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas, mas o número pode ser maior, visto que alguns receberam os primeiros socorros no local e não chegaram a ser levados para uma unidade hospitalar.

Dos feridos, oito foram encaminhados para o Hospital João Murilo, que fica em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Maria do Bom Pastor Aparecida; Flávia Vitória Santana da Silva; Maria Clara de Santana; Andrea Galdino de Souza; Adeilsa Maria de Souza Silva; Josilane Alves de Melo, de 25 anos; Geane Silva de Abreu, de 47 anos e Erick Vitor de Souza Silva, de 15 anos, foram levados para a unidade e receberam alta ainda na noite dessa segunda-feira (10).

Outra vítimas identificadas como Viviane Carla da Silva, de 37 anos; Greiciane Carla da Silva; Fernanda Souza; Kauan Carlos da Silva, de 12 anos e um homem que estava sem identificação também ficaram feridos no acidente. A Polícia Civil informou, por meio de uma nota, que está investigando as causas do acidente.

Fotos: Divulgação / PRF

Interdição

Por volta das 19h20, ocorreu uma interdição total na rodovia no sentido Recife. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a via foi totalmente liberada perto das 23h30 dessa segunda (10). Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente. Testemunhas informaram que o ônibus teria perdido os freios e isso teria ocasionado a perda do controle por parte do condutor.

Ainda segundo os populares, o coletivo não chegou a cair na ribanceira de cerca de 300 metros de altura pois o motorista puxou o veículo em direção a uma espécie de barreira.

+VÍDEOS