Denúncia

Mãe de adolescente denuncia falta de vacina antirrábica no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/12/2018 às 15:55

-Reprodução/TV Jornal

A mãe de uma adolescente de 13 anos denuncia a falta de vacina para a filha, que foi mordida por um cachorro desconhecido, no último sábado (15), no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Após ser atacada, Bárbara foi levada pela mãe para uma unidade de saúde com objetivo de tomar a vacina antirrábica. Josefa Oliveira informou que, ao chegar na unidade, descobriu que não tinha o medicamento necessário. Ela chegou a procurar outros centros para atendimento, mas também não obteve sucesso. “Fomos na unidade Barros Lima e lá fomos informadas que não tinha vacina antirrábica e que observasse o animal durante 10 dias. Só se o animal fugisse ou adoecesse que voltasse lá”, relatou Josefa.

Nota

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), informou que os hospitais da Restauração e Correia Picanço não são referências para a antirrábica e que a vacina é distribuída nos municípios que organizam a rede de atendimento e orientam o paciente de como proceder. A SES informou também que existe um protocolo do Ministério da Saúde que diz que em alguns casos o soro deve ser aplicado e em outros a vacina.

Quando usar o soro e quando usar a vacina antirrábica?

Para isto, a TV Jornal conversou o médico infectologista, Paulo Batista, que explicou em quais casos se faz necessário utilizar cada tipo de medicamento.

+VÍDEOS