MOBILIDADE

Operação Volta às Aulas começa nesta sexta-feira

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 01/02/2019 às 15:15

-Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem

A "Operação Volta às Aulas" começa nesta sexta-feira (1º), ela tem como objetivo principal garantir a fluidez do tráfego e auxiliar condutores e pedestres. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá realizar a ação por causa do aumento da frota de veículos na cidade neste período.

Além disso, educadores da Trupe da CTTU vão realizar ações educativas durante duas semanas, promovendo diálogos no entorno das escolas com o intuito de fortalecer a responsabilidade no trânsito. Entre as vias que vão receber a ação estão as avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha, Doutor José Rufino e ruas Paissandú e Dom Bosco.

Mobilidade

Segundo a CTTU, no período de férias escolares, existe uma redução média de 250 mil veículos da frota circulante nas vias do Recife, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e pode chegar a mais de 1 milhão com a volta às aulas, um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito.

Multa

A fiscalização nos principais corredores viários será intensificada. Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.

+VÍDEOS