RMR

Presos suspeitos de agirem como falsos policiais em supermercado

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/02/2019 às 18:15

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (5) a prisão de quatro homens, suspeitos de se fazerem passar por policiais civis. Eles foram presos em flagrante no Supermercado Assaí da Avenida Barreto de Menezes, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. O quarteto foi autuado pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público, associação criminosa e usurpação de função pública.

Segundo as investigações, José Maria da Silva, Ericson Ferreira da Silva, Wellingson Lucindo da Silva e Rafael Barros Lourenço da Silva usavam documentos, distintivos, roupas e acessórios falsificados da Polícia Civil para auferir vantagens. Eles se faziam passar por policiais da nova delegacia de Defesa e Proteção do Direito da Criança e do Adolescente, “DPDCA”, e praticavam atos de polícia em poder dos objetos.

“Por volta de uma semana e meia eles estavam atuando nesse supermercado. Eles se identificavam como policiais de uma delegacia especializada que tinha chegado de chegar na área, a “DPDCA”, e buscavam auferir vantagens”, relatou o delegado José Custódio, titular da Delegacia de Jaboatão.

“Eles almoçavam no refeitório desse estabelecimento comercial e pediam cestas básicas”, continuou Custódio. Os policiais da Delegacia de Piedade solicitaram imagens para outro inquérito policial, onde viram registros dos falsários ostentando distintivos”, contou.

Os homens locaram dois veículos, um Ford Ka e um Voyage, e faziam rondas em volta do supermercado. “Eles diziam que eram viaturas descaracterizadas e faziam rondas dentro e fora do supermercado”, explicou Custódio.

José Maria se identificava como “Comissário de menor”. Ericson, Wellingson e Rafel como “Agentes de proteção de menor”. O grupo fazia rondas em veículos alegando dar apoio no combate à criminalidade e a atos infracionais cometidos por adolescentes. Segundo a polícia, o quarteto fazia abordagens e fiscalizações de forma ostensiva, onde alguns usavam seus distintivos e outros o fardamento de cor preta.

Equipamento

Com os homens, foram encontrados uma camisa e boné tático, quatro algemas, quatro distintivos, quatro carteiras funcionais, e três porta-cédulas com símbolos da Polícia Civil. Custódio afirmou que na casa de José Maria ele chegou a colocar um placa sinalizando a “DPDCA”, como se fosse a sede da nova delegacia.

Segundo o delegado, José Maria é reincidente no mesmo crime na área de Jaboatão dos Guararapes. Ainda de acordo com as investigações, há outros “agentes” e uma mulher, que se passa como “delegada”. “Estamos investigando e vamos chegar nesses suspeitos, que podem chegar a vinte indivíduos”, afirmou o delegado.

+VÍDEOS