BALANÇO DAS CHUVAS

Choveu, em seis horas, o esperado para uma semana no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/04/2019 às 15:35

-Foto: Ezequiel Quirino/TV Jornal

Nas últimas seis horas desta sexta-feira (12), choveu 74,3mm no Recife, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). O volume corresponde a uma semana de chuvas em relação à média histórica para o período, e foi divulgado no balanço oficial da Prefeitura do Recife sobre as chuvas registradas na capital pernambucana nesta manhã.

Apenas entre as 10h e as 11h da manhã, segundo a nota, foi registrado um volume de 42,5mm, o equivalente ao esperado para quatro dias de acordo com a média histórica para o mês de abril. Além do volume acumulado, as chuvas coincidiram com o pico da maré alta desta sexta, que chegou a dois metros às 9h23.

A Prefeitura do Recife informou ainda que todas as 309 unidades de ensino da rede municipal funcionaram nesta sexta-feira, bem como os 12 Centros de Referência de Assistências Social (CRAS). Em relação às Unidades de Saúde, dos 178 deles, apenas um deles precisou ter seus serviços suspensos, segundo o boletim.

Alerta

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu na manhã desta sexta-feira (12) um alerta para possibilidade de chuvas com intensidade de moderada pontualmente forte para todas o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste. O alerta é válido até este sábado (13).

A Defesa Civil também emitiu alerta, às 12h, afirmando que "devido a instabilidade do tempo, moradores das áreas de risco devem ficar atentos aos acumulados de chuvas e aos riscos."

Consequências das chuvas

Foram emitidos avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados, e foram registrados 41 chamados, nenhum deles referente a uma ocorrência de grande porte. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

Dentre os estragos causados pelas chuvas nesta sexa, houve a queda de duas árvores, uma na Madalena e outra na Caxangá, ambas na Zona Oeste da cidade, sem registro de vítimas. No trânsito, segundo a CTTU, foram registrados sete acidentes das 6h às 10h da manhã, também sem vítimas fatais.

+VÍDEOS