Impostos

Mar Aberto: Empresário usou laranjas e empresas de fachada para sonegar

De acordo com o advogado da família, os impostos que estão sendo tidos como sonegados podem ser frutos de dívidas inexistentes

Armando Holanda
Armando Holanda
Publicado em 10/05/2019 às 16:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou, nesta sexta-feira (10), os detalhes da Operação Mar Aberto - que investiga um esquema de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro no Grande Recife. Segundo informações da polícia, a principal empresa alvo da investigação é a Belmar Comércio Náutico LTDA., cujo sócio administrador era José Pinteiro da Costa Neto. De acordo com o delegado responsável pelo caso, as empresas escondiam seu verdadeiro quadro societário, visando, além da sonegação, também a lavagem de dinheiro. A polícia informou que, em conluio com familiares e "laranjas", o empresário usou empresas de fachada, sobretudo no setor náutico, para sonegar os tributos.

O advogado responsável pela defesa da família afirmou que os impostos que estão sendo tidos como sonegados podem ser frutos de dívidas inexistentes.

Confira:

Presos

Oito pessoas foram presas, no início da manhã dessa quinta-feira (09), durante a Operação Mar Aberto. Entre os presos está o empresário José Pinteiro da Costa Neto, dono de um estaleiro em Suape e uma marina. O filho dele José Pinteiro da Costa Júnior, que atua como Dj Jopin, e o sobrinho, Aníbal Pinteiro, também foram presos durante a operação, de acordo com o advogado de defesa da família. Eles são muito conhecidos em festas da sociedade pernambucana.

Segundo as investigações, que começaram em 2017, os alvos são acusados de lavagem de dinheiro, organização criminosa e sonegação de impostos. Outros empresários foram presos durante a operação. Entre eles há, pelo menos, duas mulheres. A maioria dos mandados foi cumprido no Recife, principalmente no bairro de Boa Viagem, e em cidades da Região Metropolitana. Houve também cumprimento de mandados em São Paulo e na Paraíba.

+VÍDEOS